Recentemente

Notícias

Identificação (cães)

Identificação do seu cão

A identificação dos animais é um assunto de extrema importância.

A melhor maneira de o fazer é através do Microchip. É um método simples e eficaz.

Microchip

O Microchip é um modo electrónico de identificar o seu animal. Consiste num circuito electrónico encapsulado num vidro, de reduzida dimensão (tamanho de um bago de arroz), que é aplicado por via subcutânea de forma indolor na parte lateral esquerda do pescoço do animal. O microchip tem um número de identificação exclusivo que é registado numa base de dados (S.I.R.A.), ao qual
correspondem os dados acerca do animal e do seu proprietário.

Este chip pode ser utilizado em qualquer animal, principalmente em cães e gatos. A sua aplicação só deve ser feita por um médico veterinário.

A importância do microchip!

Se o seu animal se perder e possuir um microchip implantado é possível comunicá-lo à Base de Dados Nacional, S.I.R.A., a qual lança um comunicado a todos os médicos veterinários e centros de identificação, com o número pessoal do animal. Como as clínicas veterinárias, vários canis e associações possuem leitores automáticos que identificam o número do microchip, se o seu animal for encontrado, será facilmente contactado o proprietário através da base de dados.

O roubo é outra situação em que o microchip dá uma ajuda preciosa uma vez que prova legalmente a propriedade do animal.

Assim, é importante proceder à aplicação do microchip, pois acreditamos que desta forma é possível desenvolver o conceito de responsabilização dos proprietários dos animais, melhorando os problemas do abandono.

A Lei

Com a entrada em vigor do decreto-lei n.º 312/2003 de 17 de Dezembro de 2003 passou a ser obrigatória, a partir de julho de 2004, a identificação por microchip das raças consideradas perigosas ou potencialmente perigosas.

A partir de Julho de 2008, todos os cães têm de ser identificados electronicamente. A data a partir da qual é obrigatório identificar os gatos será posteriormente definida por despacho do Ministério da Agricultura.

Coleiras identificadoras

Apesar do seu animal possuir um microchip, isto não invalida que ele use uma chapa identificadora na coleira. O seu uso é importante apesar desta poder cair ou ser retirada facilmente. Nessa chapa deve constar gravado o número de telefone do proprietário do animal.

O uso da chapa pode, por vezes, ser muito útil para fazer chegar aos seus proprietários mais rapidamente animais perdidos encontrados por terceiros.

Estas chapas podem ser adquiridas em Clínicas Veterinárias, lojas de animais ou lojas para esse efeito.

 

 
Está em... Home Notícias Temas diversos Identificação (cães)