Recentemente

Kiara
( / Cães para adoção)

Kiara

Mimosa
( / Gatos para adoção)

Mimosa

Roca
( / Gatos para adoção)

Roca

Demi
( / Gatos para adoção)

Demi

Artigos

Identificação (gatos)

Identificação do seu gato

Muitos dos gatinhos que frequentemente vemos desorientados e angustiados no meio das ruas, já tiveram um lar e se muitos foram abandonados, outros há que se perderam, ou porque caíram de uma janela, ou porque resolveram dar uma voltinha, e depois se desorientaram e não conseguiram encontrar o caminho de volta à segurança do lar.

A perda de um animal de estimação é uma experiência dolorosa e para além dos vários cuidados a ter para impedir a fuga/escapadela, é importante que o gato possua algo que permita a quem o encontrar estabelecer o contacto com o dono.

TENHA SEMPRE O SEU GATO IDENTIFICADO

Como posso identificar o meu gato?

Basicamente, a identificação do gato pode ser feita:

  • colocando uma pequena chapa com um número de contacto telefónico gravado;
  • com a colocação de um microchip, que fica por baixo da pele do gato, geralmente junto ao pescoço, no lado esquerdo.

Desejavelmente, todos os gatinhos deveriam ter estes dois meios de identificação em simultâneo, porque são complementares.

A colocação do microchip é dolorosa?

O chip é colocado com uma agulha, num processo semelhante à vacinação. O gato sentirá a picada, mas nada mais. Em poucos segundos este processo está concluído e a dor que possa ter resultado da picada da agulha não permanece.

É muito caro colocar o microship?

Os preços são sensivelmente equivalentes a uma vacina. Mas este é um investimento que pode salvar a vida do seu gato.

O meu gato tem a chapa com o telefone. Devo também colocar o microchip?

Sem dúvida que a resposta é sim. Diversas circunstâncias podem fazer com que o gato perca a chapa e assim, não será possível a quem o encontrar saber como contactar com o dono.

O microchip não se perde. Se o gato for recolhido por um serviço camarário, a leitura dos dados do dono vai impedir que possa ser abatido.

Quando alguns protectores de animais recolhem animais de rua, procuram junto dos veterinários verificar se ele tem o microchip colocado.

Por outro lado, embora a legislação actual ainda não obrigue à identificação com o microchip, ela prevê que em 2007 seja obrigatório que todos os animais domésticos tenham colocado este meio de identificação.

Mais do que a identificação por obrigação, ela deve resultar de um acto de amor.

Não espere pela lei e faça-o de imediato.

 

Está em... Home